domingo, 20 de dezembro de 2009

Funcionalismo

A corrente funcionalista da Lingüística tem como principal postulado a determinação da estrutura da língua pela função que esta exerce nas sociedades em que operam, em condições reais de funcionamento, ou seja, em situação de interação entre falantes. Tem-se, então, que cada função atribuída às expressões lingüísticas tem um modo de significação diferente na oração em que ocorre (sendo “função” entendida como a tarefa atribuída a um elemento lingüístico visando a um objetivo no quadro comunicacional). Considerando estes aspectos do Funcionalismo, fica claro que esta corrente visa ao tratamento da língua em seu caráter eminentemente comunicativo, ou seja, a língua é concebida como um instrumento de comunicação, pois é a situação real, empírica da fala que lhe determina a forma.

Dentre as implicações que decorrem desta abordagem, podemos citar o estudo de estratégias, mecanismos e princípios mobilizados para a realização natural da comunicação, tomando para análise expressões lingüísticas extraídas de contextos específicos. O Funcionalismo, ainda, adere a uma perspectiva bem estruturalista, já que o quadro do uso comunicativo da língua vem definir uma estrutura deste funcionamento, pensamento fruto dos postulados do Círculo de Praga, na metade do século XX. Também podemos citar o privilégio ao método de análise sincrônico, já que somente uma análise de todo o conjunto de fenômenos que ocorrem num momento específico, permitiria o entendimento da relação interdependente que estes fenômenos estabelecem no sistema. Ao mesmo tempo, o Funcionalismo prega que a língua não deve ser concebida como um sistema autônomo, já que não pode ser vista sem medir-se em interação social, cultura, variação, aquisição, evolução.

Assim, o objeto de análise do Funcionalismo constitui-se como a competência comunicativa dos falantes, buscando compreender como a comunicação se dá através desta língua, ou que uso se faz dela para alcançar uma comunicação eficiente.


Nicolle Casanova

Nenhum comentário:

Postar um comentário